terça-feira, 14 de maio de 2013

O que é Fies?

0 comentários
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um financiamento do Governo para os estudantes que estão matriculados em instituições do ensino superior privado em cursos presenciais. Os interessados podem realizar a inscrição a qualquer momento pelo endereço eletrônicohttp://sisfiesportal.mec.gov.br/. Os estudantes que tiverem os contratos firmados de janeiro a junho correspondem ao financiamento dos encargos contados a partir do primeiro semestre de 2013.


Para ser concedido o financiamento para o estudante é necessário que os mesmos tenham as seguintes características :

- Participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) DE 2010 ou ano posterior;
- Esteja matriculado em curso de instituição privada que tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
- A instituição do curso deve estar devidamente cadastrada no sistema do Fies.

Alguns requisitos de renda também são exigidos no programa Fies 2013, são eles:

Para estudantes que possuem renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:

- Para 100% do financiamento : Se dá para os candidatos que possuem 60% ou superior o comprometimento da renda familiar per capita pelos encargos educacionais. 
- Para 75% do financiamento : Se dá para os estudantes que possuem gastos da renda familiar por pessoa de 40% ou mais nos encargos educacionais.
- Para 50% do financiamento : Se dá para os candidatos que investem mensalmente igual ou menor que 20% e menor que 40% da renda familiar per capita nos encargos educacionais.

Para estudantes que possuem renda familiar bruta mensal entre 10 e 15 salários mínimos:

- Para 75% do financiamento : Se dá para os candidatos que possuem comprometimento da renda mensal bruta igual ou superior a 40% com os gastos educacionais.
- Para 50% do financiamento : Se dá para os estudantes quando a despesas educacionais mensais comprometem entre 20% a 40% da renda familiar mensal bruta.

Para estudantes que possuem renda familiar bruta mensal entre 15 a 20 salários mínimos:

- Para 50% do financiamento : Se dá para os estudantes que possuem a igual ou superior a 20% renda familiar mensal bruta comprometida com os encargos educacionais.
fonte:mundovestibular.com.br


0 comentários:

Postar um comentário