quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UFPA: Inscrições Processo Seletivo 2013

0 comentários

Nesta quarta-feira,19, iniciou as inscrições para o Processo Seletivo 2013 (PS 2013) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O edital com as regras do certame pode ser acessado no site do Centro de Processos Seletivos – Ceps (confira aqui). O link para as inscrições também estará disponibilizado online, na página principal do Ceps, a partir das 14h desta quarta-feira, permanecendo à disposição dos candidatos até as 22h do dia 10 de outubro de 2012.

O Processo oferta um total de 8.569 vagas, sendo 4.128, na capital; 3.420, no interior e 1.021, no Sistema de Inclusão. Este número representa um aumento de mais de 10% em relação ao Processo Seletivo de 2012, mesmo tendo tido um corte de 440 vagas nas licenciaturas. Entre os cursos novos, estão Tecnologia de Produção Multimídia e Engenharia Biomédica, ambos em Belém; Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação, ambos no Campus de Tucuruí; e Engenharia de Computação, em Castanhal.

Atenção - A prova da UFPA, agendada para o dia 9 de dezembro, corresponde à segunda fase do concurso que garante uma vaga no ensino superior da Federal Paraense. A primeira fase do Processo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para os dias 3 e 4 de novembro. O candidato que não tiver realizado inscrição no Enem 2012 terá sua inscrição rejeitada no Processo Seletivo da UFPA.

Para se inscrever no PS 2013, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico com sua opção de curso, língua estrangeira e a cidade de realização da prova. Efetuado o preenchimento, o sistema gera o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 50. A data limite para esse pagamento é o dia 11 de outubro. A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil.

Isenção – Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção do pagamento da taxa. Para isso, deverá se inscrever por meio de formulário específico a ser disponibilizado no site do Ceps, no período de 19 a 26 de setembro. Nesse ato, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico. O resultado das isenções aceitas será divulgado no dia 5 de outubro, também no site do Ceps. Quem tiver a isenção indeferida deve pagar a taxa de inscrição normalmente até o dia 11 de outubro.

O Cartão de Inscrição, que deverá ser apresentado juntamente com um documento oficial com foto no dia de realização da prova, estará disponível para impressão a partir do dia 26 de novembro, no site do Ceps. Nele, constarão os dados pessoais do candidato, o número de inscrição, o curso de opção, a língua estrangeira de opção, o horário e o local de realização da prova e, se for o caso, a opção pelo Sistema de Cotas.

Sistema de cotas - Entre as novidades do concurso, está a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola, em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013, acrescidas às vagas que já eram criadas em cada curso para atender à demanda de indígenas e de pessoas com deficiência. As cotas também permanecem garantidas em 50% do total de vagas para serem disputadas somente entre os estudantes oriundos de escolas públicas e os que se declararem negros.

Em 2013, a UFPA também já adota a cota renda, estabelecida pela Lei federal nº 12.711/2012, que garante 25% da metade das vagas reservadas à cota cor e à cota escola para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapassa 1,5 salários.

Exame de Habilidades – Além da data do Enem, nos dias 3 e 4 de novembro, comum a todos os cursos, candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro da UFPA devem estar atentos à data do Exame de Habilidades, marcado para o dia 18 de novembro, no Atelier de Artes da UFPA, Campus Guamá. O resultado fica previsto para o dia 22 de novembro. Quem não obtiver resultado positivo poderá disputar vagas nos cursos escolhidos como segunda opção no ato da inscrição.

Sobre a prova – A prova da UFPA será aplicada no dia 9 de dezembro, com tempo de duração de quatro horas, com início às 14h e término às 18h. Será composta de 55 questões de múltipla escolha, referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com 5 questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão).

Os conhecimentos exigidos corresponderão às quatro diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do Enem e às Leituras Recomendadas disponíveis na página do Ceps (clique aqui).

O desempenho dos candidatos será constituído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: provas do Enem (1° fase) e prova objetiva da UFPA (2° fase). O candidato que obtiver nota bruta igual a zero em mais de duas disciplinas da prova da 2ª Fase será automaticamente eliminado. A previsão de divulgação do resultado final do concurso é a segunda quinzena de janeiro de 2013.

Texto: Ascom UFPA
fonte: vestibularnopara.com.br

0 comentários:

Postar um comentário