Um processo iniciado no sexto mês do governo Camilo Capiberibe, e que deixou a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) sem pendências documentais para o reconhecimento de seus cursos junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), culminou com a expedição pelo órgão da Resolução nº 084 que autoriza a instituição a emitir diploma para todos os cursos de graduação. A entrega dos diplomas aos primeiros formandos já tem data marcada e acontecerá no próximo dia 28, no Auditório Central do Campus I.
Expedida em dezembro de 2011, a Resolução do CEE reconhece, em caráter excepcional, os cursos da Ueap para efeito de expedição dos diplomas de seus egressos até a conclusão do processo de reconhecimento dos cursos. Até lá, a Universidade deverá receber a visita de uma comissão de avaliação externa, como parte final do processo de reconhecimento, em que será observado o cumprimento de todos os procedimentos adotados em cada curso e a qualidade da formação num contexto mais amplo.
O cumprimento das exigências previstas na legislação da educação superior no Brasil, e a sua posterior apresentação ao Conselho Estadual de Educação, foi prioridade da administração superior nomeada pelo governador do Estado com a missão, entre outras, de tornar legítima a formação oferecida pela Universidade Estadual.
Ao longo desse período, cerca de 140 acadêmicos integralizaram seus cursos e receberam a Outorga de Grau pela reitora Maria Lúcia Teixeira Borges, em duas cerimônias que contaram com a presença do governador Camilo Capiberibe.
Em seus discursos, o gestor reafirmava o compromisso de campanha em realizar concurso público para a formação do quadro efetivo da instituição e anunciava esforços em prol do início da construção de uma insfraestrutura física apropriada para receber os cursos, os laboratórios e o ambiente profícuo à formação superior.
Passados três meses da última cerimônia de formatura, ocorrida no mês de agosto, o governador anuncia o lançamento do edital do concurso público para professor e garante ainda para este ano a realização de um segundo certame.
A cerimônia do próximo dia 28 será mais um momento de conquista da Ueap e de acerto de contas com a sociedade amapaense de uma dívida esquecida durante os anos em que a instituição funcionou de forma precária, sem o mínimo de garantias aos acadêmicos que nela ingressavam.
Mas o reconhecimento da árdua trajetória da formação superior e a oferta de uma qualificação sólida já era uma meta a ser perseguida. Parte dessa missão se realizará com a entrega do diploma às turmas já formadas e às próximas que se formarão. A cerimônia acontecerá às 16h e será conjunta com a certificação dos primeiros especialistas formados pela Ueap na área de Patrimônio Arqueológico da Amazônia.
Keila Gibson Rebelo/Ueap
0 comentários:
Postar um comentário