terça-feira, 14 de maio de 2013

O que é ProUni?

0 comentários

No seu primeiro processo seletivo, o ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. 

A implementação do ProUni, somada à criação de diversas universidades federais, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades regionais.
Apesar de estar em vigor a mais de 5 anos, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas a respeito do ProUni. Este artigo tem o objetivo de te ajudar a esclarecê-las. Confira!

O que é o ProUni?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. O programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições que aderirem ao Programa.

Como participar?

Para conseguir uma bolsa integral, o candidato deverá comprovar que possui renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Da mesma forma, um aluno que possui renda familiar de um salario mínimo e meio até três salários mínimos por pessoa terá direito a concorrer a uma bolsa parcial (50%). Para calcular a renda familiar você deve somar todas as rendas das pessoas que mora na mesma casa que você: pai, mãe, filho, padrasto, madrasta, tio, tia, avô, avó, etc., em seguida você deve dividir o valor da renda total pelo número de pessoas que moram na sua casa. 

Além disso, caso você consiga uma bolsa parcial, poderá financiar os outros 50% através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

O ProUni já ofereceu milhares de bolsas de estudos aos alunos que, além de serem oriundos de uma família de baixa renda, também obtiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo assim, quanto maior for a sua nota no ENEM, maiores serão as chances de ingressar na instituição de ensino desejada. 

Quando posso me inscrever?

O programa realiza dois processos seletivos, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. Como só há uma edição do ENEM, você poderá participar dos dois processos com a mesma nota do exame, porém, a participação no exame é indispensável. 

Quais são as faculdades participantes?

Há diversas faculdades que participam do ProUni, para conferir quais são elas você deve acessar o site do ProUni durante o período de inscrições.

Para mais informações acesse: Prouni
fonte: MundoVestibular.com.br



0 comentários:

Postar um comentário