sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Vestibular Unifap 2014: 50% das vagas serão pelo SiSU e 50% pelas notas do ENEM

8 comentários

Unifap extingue o vestibular tradicional e adere ao Enem e Sisu.

O tradicional Processo Seletivo (PS) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) está extinto. A decisão foi tomada no Conselho Universitário (Consu) da Instituição na manhã de ontem, 26. A Universidade irá disponibilizar 50% das vagas via pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a outra metade via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já no próximo ingresso de acadêmicos.

Em nota publicada no dia 13 de maio deste ano, a instituição orientava os estudantes que pretendiam concorrer aos cursos da Unifap que se inscrevessem no Enem. A medida foi cautelar, pois a votação no Consu sobre a adesão, ou não, da instituição ao Enem e Sisu ainda não havia sido realizada. Prevendo que não haveria tempo de anunciar a decisão antes do final das inscrições no exame nacional, os gestores universitários optaram por divulgar a nota de esclarecimento e garantir a participação dos estudantes no Enem.

A proposta de adesão foi aprovada oficialmente por 27 votos a favor e seis contra. A intenção é que o percentual de adesão ao Sisu seja elevado gradativamente. Até 2018, os estudantes serão selecionados para 100% de suas vagas por meio do sistema do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Adelma Barros, os números verificados no último PS apontavam para a mudança de comportamento da maioria dos estudantes amapaenses.

Das 14. 756 inscrições às vagas na Universidade, 10. 526 candidatos optaram pela pontuação do Enem e apenas 4.230 concorreram no PS. "Desses que optaram pelo vestibular tradicional, pouco mais da metade compareceu para fazer as provas", observou a pró-reitora. "Além disso", prossegue, "serão economizados recursos públicos, pois os custos totais não são repostos com taxas de inscrição".

O Enem beneficia estudantes que não tenham condições de arcar com custos de inscrições em vestibulares, pois para os oriundos das escolas públicas o exame é gratuito, e para os demais não é cobrado um preço elevado.

O novo modelo vai permitir que a Unifap eleve os investimentos no tripé ensino, pesquisa e extensão. Recentemente a Presidente Dilma Rousseff anunciou recursos substanciais destinados às universidades públicas que fazem parte do Sisu. Houve aumento quanto ao número de bolsas para pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, no número bolsas para realização de cursos de graduação em outros países e aumento nos recursos destinado à assistência estudantil.

Outro benefício citado por Adelma Barros com a adesão ao Enem/Sisu é a possibilidade de escolha de cursos em universidades fora do Amapá. "Quando o candidato efetua sua inscrição pelo Sisu, ele automaticamente poderá obter classificação em diversas universidades de acordo com a pontuação obtida no ENEM, sem que se tenha que viajar para fazer a prova", explica. A pró-reitora analisa que ao escolher o Enem como forma de avaliação a Unifap fará, indiretamente, com que as escolas públicas e privadas venham primar pela interdisciplinaridade dos conteúdos.

A unifap vai disponibilizar um espaço com computadores e pessoal capacitado para orientar os candidatos que decidirem se inscrever no Sisu. O local servirá para que o estudante não perca os prazos estabelecidos pelo sistema do MEC.

Fonte: Unifap.br por KLEBER SOARES DA SILVA em 27/09/2013

8 comentários:

Anônimo disse...

como seria contabilizado os candidatos da parte de 50% de vagas do enem? terá um edital? ou será só sisu mesmo?

Anônimo disse...

quando começam as inscrições pela nota do enem?

Anônimo disse...

também tenho essa dúvida: quando abrem as inscrições pela nota do ENEM? Alguma previsão??

Anônimo disse...

esperando a sua resposta administrador...............

Vestibular Amapa disse...

Temos que aguardar o edital para poder dar essas informações, ainda nao temos nada certo.

Anônimo disse...

Preciso saber quando começam as inscrições da unifap pela nota do enem?

Anônimo disse...

As inscrições da Unifap está prevista para abrir no dia 25 de novembro.

Anônimo disse...

como eu posso ver se fui chamado ou nao?

Postar um comentário